Seja bem vindo!!

Entre e desfrute...

4.12.11

Anonimato, o antídoto da tirania, da ditadura, da perseguição...





Aquiles, gostaria que postasse esse comentário em seu Blog.

Leitores do blog do Aquiles, esse comentário destina-se a todos que constantemente o crucificam por não se identificar em seu blog, especialmente ao Altino Machado, que produz o óbvio em cerca de 80% de suas postagens. Para quem vocifera contra o anonimato, estigmatizando-o de antidemocrático, e até de covardia, talvez devesse se aprofundar mais no tema, pois facilmente verificaria que ele faz parte, sim, do regime democrático. Mas sabe-se que sua aplicação é mais freqüente e propícia aos regimes de exceção, onde o denunciante forçosamente passa a ser mais importante que o fato. Quando todos deveriam saber que o fato é preponderante, o que interesse.

Como disse, o anonimato exerce também papel relevante na democracia. Ele ajuda a desvendar crimes quase insolúveis, a prender traficantes de drogas, políticos corruptos, etc. Imagine se a justiça ou os aparelhos policiais não se valessem dos disque-denúncias, dos anônimos? Alguém iria, de peito aberto, passar informações ou fazer denúncias a esses órgãos? Expor sua vida e a de seus familiares a troco de quê? Para quem desconhece aquelas operações em que as polícias fazem grandes apreensões de drogas, especialmente em lugares de difícil acesso, ou aquelas prisões de figuras importantes, advêm, em sua maioria de denúncias anônimas.

Tenho certeza que se o Acre, atualmente, vivesse um regime realmente democrático, o Aquiles teria RG, CPF e foto, mas, infelizmente, não temos democracia suficiente no nosso estado para permitir-lhe isso, que as pessoas tenham a liberdade constitucional de expressar ou emitir suas opiniões e fazer denúncias, especialmente de políticos que surrupiam o erário. Para os que condenam Aquiles, antes de crucificá-lo, dêem-se ao trabalho de fazer uma pesquisa e verifiquem se a população não aprova conhecer essas denúncias? Que só podem vir à baila por meio do anonimato. A única reserva que faço é para as denúncias infundadas, que não poderiam ser reparadas, sem se conhecer o denunciante. Digo mais uma vez: para a sociedade, o que importa é o fato, não a fonte.

Finalizando, o anonimato é o antídoto, eu disse antídoto, da tirania, da ditadura, da perseguição, dos que não conseguem dar explicação de seus atos, ou ser questionados. As pessoas públicas, aquelas que exercem função pública, ou que gerem o bem ou recurso público, não só devem explicação de seus atos, como devem estar sujeitas à fiscalização, ao controle da sociedade, à critica, à opinião dos que pensam diferente. Quem se opõe a isso, demonstra que não está apto ou com o devido preparo para o exercício da função pública. Antes de ingressar, todos deveriam saber que na política não é lugar para enriquecimento; é lugar para quem que se propõe a contribuir com o coletivo, em melhorar a vida das pessoas com o uso correto do suado recurso público.


Por Gabriel



7 comentários:

Victinho disse...

Querido soldado Gabriel,

A frase que segue é de um dos mais brilhantes, mais lido e mais discutido revolucionário latino americano, um médico argentino, que se chamava Enesto Che Guevara: "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros".

++++ Comandante Aquiles, passe a considerar o Gabriel não apenas mais um companheiro como sugere, o não menos querido comandante Guevara, pois Gabriel, além de ser um grande soldado do seu exército, traz ao debate um jato de luz, clareza e argumentos inquestionáveis sobre o assunto “validade ou não do anonimato nas redes sociais, na mídia, na internet”.

Querido Gabriel, Altino Machado foi injusto e mentiroso, não com AQUILES que se quer o conhecemos, mas com a causa que é nossa e os fatos que envolve Aquiles: Tarauacá e a tênue fragilidade da “democracia” que respiramos no Acre. Altino é macaco-do-c... pelado, sabe o que fala, por que fala e a interesse do “quê” e de “quem” fala. Besta não é, conhece muitíssimo bem a situação do QUEM e em QUE circunstância Aquiles (por opção pessoal) decidiu enfrentar e defender.

++++ Não sem GRANDE risco, Aquiles está propenso, exposto, vulnerável, sujeito a ser preso e condenado pelo que denuncia, diz e escreve, sem ganhar um centavo, sem receber salário, sem benefício mínimo pessoal, para si ou familiar. Talvez por má fé ou falta de coragem o blogueiro mais famoso do Acre tenha se empolgado e fazendo média para sua clientela/plateia, referiu a Aquiles com desdém e bossa. Ou seja, pendeu a chance de ficar calado e se fazer respeitar se era o que pretendia com sua firula.

Imagine sair da boca de um dos maiores blogueiros do Acre, que Aquiles está certo? Que Aquiles é o cara e está coberto de razão? Tenho dificuldade para acreditar nisso, mas será que Altino se vê, de alguma forma, ameaçado? Ou seria uma beirinha de inveja, tipo ciúmes? Não né, Gabriel?

Pelo sim, pelo não Gabriel, dei-me mais trinta segundos do seu tempo e analise comigo: o Comandante Aquiles vem sendo lido por todo Acre, pelo Brasil e até referido com respeito por quem merece respeito: Luiz Calixto, Luiz Carlos, Evandro Cordeiro, Luciano Tavares, Moisés Diniz (não é lá essas coisas, mas...) e o próprio Altino, além uma penca de jornalistas e blogueiros, com honrosas exceções, bajuladores do poder político que alguns leitores preferem chamar de “chapa-branca”.

Gabriel amigo, se as razões e motivação de Aquiles é a verdade, se o que move Aquiles, se o que leva Aquiles adiante na empreitada que se propôs defender NÃO É O DINHEIRO, NÃO É O INTERESSE PESSOAL OU POLÍTICO, isso é nobre. E se é nobre então VIVA AQUILES E SEU BLOG, palmas para você também COMPANHEIRO.

Abraço amigo Gabriel e Aquiles,
Do: Victinho “C.N.+”

Gabriel disse...

Victinho, agradeço-lhe pelas considerações feitas. Como bem disse, meu objetivo foi direcionar também os faróis, em vez de só trevas, para as ricas e plausíveis informações que vêm do anonimato. Elas já fizeram e continuam fazendo muito bem ao povo e à democracia em diversos aspectos. Fiz questão de fazer essas ponderações para esvaziar os discursos de muitos que, em vez de argumentos, apresentam como base de defesa apenas a execração do anonimato, e nada mais. Em vez de se defenderam dos fatos, defendem-se da fonte, ou apelam para o desmérito da denúncia por ser anônima. Por exemplo: se um gestor público desvia R$ 200.000. O que é importante? Devolvê-los, para usufruto da população, ou saber quem fez a denúncia? Ora bolas, me faça o favor!!!!!
Também a postagem traz à baila os serviços pouco relevantes dos blogueiros, quase inócuos, se pensarmos a partir da ótica de se denunciar a corrupção desenfreada.
Essa ponderação ainda busca alertar a sofrida população de Tarauacá e aos próprios fazedores de opinião para o fato de que, enquanto nos bastidores existem informações cabeludas para serem publicadas, estão sendo selados acordos e conchavos espúrios, licitações direcionadas por cláusulas adredemente preparadas, reuniões com celulares desligados, o povo, atônito e sem informações, fica a ver navios, suportando serviço público de baixíssima qualidade, e os blogueiros postando o óbvio ou o ócio, e ainda criticando o anonimato do Aquiles.

iara plus disse...

QUERIDO AQUILES,

A PREFEITA MARILETE TEM UM GUARDA COSTA FORTE O EDIMAYKE-EMPRESARIO, MUITAS VEZES PASSEI E PASSO PRO TRABALHO VEJO O CARRO DELE ESTACIONADO NA FRENTE DA CASA DELA AS 6:00 DA MANHÃ, ESSE HORA, ELE SÓ PODE TA DANDO BANHO NA PREFEITA OU NO MARIDO, É MUITO PUXA SACO. RSRSRSRSRSRS

Não Sou Cofre disse...

Agora deu:::

Malversação, improbidade, nepotismo e para completar o caos, a prefeita de Tarauacá Marilete Vitorino agora virou macumbeira também... A partir desse mês só veste roupas se for de cor branca, pela manhã ao levantar somente com o pé direito, água para beber só se for benta, passar por baixo de escada nem sob tortura, gato preto na sua frente é o fim, mas se for branco aí pode... Outra coisa que também pode com sua leniência, é o vereador Cleudo Rocha (PP), empregar seus parentes em cargos de confiança na prefeitura... Até o momento já empregou mais de vinte familiares, numa clara demonstração de poder e controle junto a prefeita do Sorrisão... Antes de eu me esquecer e só pra você saber guerreiro, esta semana, publicarei aqui a lista completa com nomes e cargos ocupados com cada parente de Cleudo Rocha, na maior mamata municipal familiarmente falando, enquanto isso a prefeita viaja nas estrelas e macumbas, num indicativo de que estar surtando definitivamente.ah só pra não dizer q quem havisa amigo é,tenha cuidado com o plano barriga cheia, entenda como quizer....

Fuiiiiii, mas se Deus quiser volto amanhã. A gente não mente. Mentir pra quê Altino? No mais... Abraço verdadeiro guerreiro e justo Aquiles.

Não Sou Cofre disse...

Agora deu:::

Malversação, improbidade, nepotismo e para completar o caos, a prefeita de Tarauacá Marilete Vitorino agora virou macumbeira também... A partir desse mês só veste roupas se for de cor branca, pela manhã ao levantar somente com o pé direito, água para beber só se for benta, passar por baixo de escada nem sob tortura, gato preto na sua frente é o fim, mas se for branco aí pode... Outra coisa que também pode com sua leniência, é o vereador Cleudo Rocha (PP), empregar seus parentes em cargos de confiança na prefeitura... Até o momento já empregou mais de vinte familiares, numa clara demonstração de poder e controle junto a prefeita do Sorrisão... Antes de eu me esquecer e só pra você saber guerreiro, esta semana, publicarei aqui a lista completa com nomes e cargos ocupados com cada parente de Cleudo Rocha, na maior mamata municipal familiarmente falando, enquanto isso a prefeita viaja nas estrelas e macumbas, num indicativo de que estar surtando definitivamente.

Fuiiiiii, mas se Deus quiser volto amanhã. A gente não mente. Mentir pra quê Altino? No mais... Abraço verdadeiro guerreiro e justo Aquiles.
Agora deu:::

Malversação, improbidade, nepotismo e para completar o caos, a prefeita de Tarauacá Marilete Vitorino agora virou macumbeira também... A partir desse mês só veste roupas se for de cor branca, pela manhã ao levantar somente com o pé direito, água para beber só se for benta, passar por baixo de escada nem sob tortura, gato preto na sua frente é o fim, mas se for branco aí pode... Outra coisa que também pode com sua leniência, é o vereador Cleudo Rocha (PP), empregar seus parentes em cargos de confiança na prefeitura... Até o momento já empregou mais de vinte familiares, numa clara demonstração de poder e controle junto a prefeita do Sorrisão... Antes de eu me esquecer e só pra você saber guerreiro, esta semana, publicarei aqui a lista completa com nomes e cargos ocupados com cada parente de Cleudo Rocha, na maior mamata municipal familiarmente falando, enquanto isso a prefeita viaja nas estrelas e macumbas, num indicativo de que estar surtando definitivamente.ah e só pra avisa q quem avisa amigo é tenha cuidado com o plano barriga cheia ele não presta esse cara......

Fuiiiiii, mas se Deus quiser volto amanhã. A gente não mente. Mentir pra quê Altino? No mais... Abraço verdadeiro guerreiro e justo Aquiles.

Não Sou Cofre disse...

Saiu no Crica:::

1) Em 4 de dezembro de 2011 - 8:05:17, o jornalista luiz Carlos Moreira Jorge (Crica) disse: “Se quiser a minha opinião, eu tenho ouvido até dentro da oposição: o único nome competitivo da FPA hoje em Tarauacá para disputar a eleição com boa competitividade é o do Dr. Jasone (PT).” ...E com base na recente pesquisa encomendada pela prefeita Marilete do Sorrisão, o Crica está coberto de razão... Ainda com total proibição da senhora prefeita, o que era pra ser uma sigilosa informação e apenas para consumo interno, VAZOU e indica o que todos já estão cansados de saber: em 1º lugar - Dr. Josane (lá na frente), 2º lugar – vereador Luiz Meleiro, e 3º lugar - Chagas Balsista , 4º lugar - Dr. Rodrigo Damasceno, 5º Marilete do Sorrisão, 6º lugar – Chico Hulk... A pesquisa é mesmo o resultado do que se vê e se ouve andando pelas ruas da cidade e conversando com as pessoas... A honestidade, desprendimento de riqueza e simplicidade do Dr. Jasone, sem dúvida é o que todos os cidadãos de Tarauacá mais admiram nele e por essas razões, se for candidato a prefeito não tem pra ninguém... Quem manda é o povão, Inclusive com meu voto e apoio incondicional, haveremos de torná-lo prefeito de Tarauacá mais uma vez. Ha, o vereador Luiz Meleiro dá pra ser merecidamente um ótimo vice.

Fuiiii, mas se Deus quiser volto amanhã. A gente não mente. Mentir pra quê seu Madruga Balsista?

Hiago Albuquerque disse...

por favor continue com o blog... melhor que os outros que são de pouca ou nenhuma relevância. trabalho mais que cidadão, e não concordo que seja covardia, covardia é o que a sra. secretária e afins se acham no direito de fazer.