Seja bem vindo!!

Entre e desfrute...

20.11.11

Jean Freire: "o que penso sobre Aquiles"



Há uns dois meses também postei o que penso a respeito do Aquiles no link à seguir. http://jeanfreire.blogspot.com/2011/09/carta-ao-aquiles.html. Como nunca divulguei esse endereço vou fazê-lo aqui.

Domingo, 11 de setembro de 2011

Carta ao Aquiles

Prezado “Aquiles”,

Definitivamente você é uma incógnita, a ponto de sobrar conjecturas em busca de descobrir sua “razão social”, afinal seu “nome fantasia” é conhecido: Aquiles. Até pra quem não participa ativamente ou nada tem a ver com a política tarauacaense acaba sobrando. Há cerca de dois meses Eu estava em casa, meu telefone toca e do outro lado da linha me disseram: - Fala Aquiles. E eu fiquei surpreso, sem entender o que estava acontecendo. Novamente o interlocutor afirmara: - Você é o Aquiles. E mais uma vez continuei sem entender.

Meu amigo começou a me explicar do que e de quem se tratava. Afinal em Tarauacá, o único Aquiles que eu conhecia era o Sr. Aquiles Prado; Aquiles era o homem que estava jogando farinha no ventilador, uma espécie de delator dos bastidores da terra do abacaxi grande. O homem que estava tornando público o que era restrito a meia dúzia de pessoas. Até então desconhecia a existência de seu blog. Como leitor voraz que sou, comecei a acompanhar seu blog.

Comecei enxergar as tintas de alguém antenado à política. E que sabe escrever, usa ideias concatenadas. Dotado de aguçado senso crítico. Não escrevo tão bem e nem escrevo sobre política, e essa política apequenada, mesquinha, é um assunto que me apetece; minha escrita é adstrita à cultura, não escrevo sob o véu do anonimato por não ter nada a esconder. Não tenho os mesmos recursos dialéticos usados por Aquiles pra combater quem quer que seja. Gosto de escrever coisas amenas.

Há poucos dias estive em Tarauacá e algumas pessoas também me perguntaram se eu era Aquiles. Ao ponto de ligarem para minha mãe e perguntarem se o Aquiles já havia ido embora? Recebi uma ligação preocupada dela. Afirmo em público o que disse a ela: não sou o Aquiles.

Não há de ser eu o Aquiles. Vamos lá. Aquiles é fã de carteirinha de Vando Torquato. Confesso que em minha adolescência já o tive como referência. Atualmente não nutro nenhuma simpatia pelo mesmo. Aquiles “detona” com a Professora Marilete. Não tenho nada contra a pessoa dela. Acredito que muito do que falam dela é o prejuízo de terem perdido o osso. Aquiles demonstra conhecer como ninguém os bastidores da política tarauacaense, super informado.

Ao contrário dele, não tenho essa rede de contatos e informações, não disponho do tempo necessário para ficar garimpando “notícias”. Aqui e acolá percebo que a saída de Vando Torquato trouxe algum prejuízo a Aquiles. Maquiavel disse que “os fins justificam os meios”. Nem sempre. Falar o que pensa sob o anonimato ou utilizando pseudônimos não concebo como ético. Os anos de chumbo já passaram, não há mais a necessidade de se expressar de tal forma. A Constituição de 1988 consagrou a liberdade de expressão. Mas condena o anonimato. Afinal no anonimato é possível denunciar quem quer que seja sem o ônus da prova. E como princípio, acredito que só posso falar ou escrever o que tenho capacidade de sustentar.
Ah! Ia esquecendo, pelo menos temos algo em comum, torcemos pelo Vasco da Gama!

Jean Freire.

6 comentários:

zé rocha disse...

ATE QUE ENFIM ALGUEM PARA COMENTAR E FALAR A VERDADES PARA ESSES SANGUE SUGAS DO PODER, VALEU NOBRE JEAN.

KD AS PROVAS VERADOR MELEIRO,AQUILES NÃO SOU COFRE,PELEZINHO,.......

IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA DE TARAUACA disse...

Caro Zé Rocha,sei que vc nao sabe muitas informaçoes do meio politico,qualquer gestor que está sendo acusado por corrupçao deve ser afastado do cargo para investigaçao... se vc gosta da Goes,blz.,mas ficar defendondo dizendo que ela é santa,vc tá equivocado.As prova que vc pede das pessoas que a denunciaram.Só a CPI vai dizer se ela é culpada ou nao.Se ela nao tiver culpa nao ha pq temer.

Observador disse...

Cara esse teu texto te entregou todinho, era pra vc ter mudado um pouco, tenho certeza que já tem muita gente de olho em vc principalmente os comunistas e eles são bravos. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

aquiles disse...

Cara o teu texto também te entregou todinho, pois revelou o quão inteligente és e também o teu vínculo sanguíneo com a secretária, não é fantasminha? Ganhando sem trabalhar heim? E ainda morando em outra cidade...

Observador disse...

KKKKKKKKKKKKKKK. Até que eu não simpatisava muito com ela,pois tb acho que ela é muito arrogante mas agora se ela for candidata vou transferir meu titulo para TK. para votar nela. Pois ela pode até ser arrogante mas é uma ótima professora, eu é que era safado só queria saber de namorar e não prestava atenção nas aulas.
Beijooooooos Grande Rui Barbosa.Ah vc como escritor é 10 sou teu fâ mas como adivinhão é uma bomba,não entra nessa profissão que vai morrer de fome.
Me adiciona no msn pra gente bater um papo depois tenho umas quentinhas pra vc.depois te passo o endereço agora esta chegando um camarão quentinho aqui na praia de ponta negra.abraços qd for levo um pouquinho de água do mar pra vc.

Victinho disse...

Amigo aquiles,

Fique ligado na conversa do Hermes e do Observador, que taticamente combinados (possívelmente são a mesma pessoa), estão querendo desviar o assunto e levar o debate pra esse lhem, lhem, Riu Barbosa, gordura, Vando Torquato, forro de gesso, não sei oq, etc.

Tentando minimizar a gravidade das denuncias que você vem fazendo, com intuito de veladamente defenderem o indefensável, pois ainda que o goleiro seja (eu disse seja e não veja) o Leão ou seria a on$sa? a bola está na marca do penalti, é só bater e sair pro abraço. "Tá quente"... E eles querem te leva para o estágio do "tá frio".

Não sei se consegue me entender, mas fica ligado, eles dois (Hermes e Observador) estão escrevendo do mesmo computador, mesmo IP, não perda tempo com as tolices e kirikiki deles. Mantenha o foco e o seu rumo!

Abraço amigo Aquiles,

Do: Victinho "C.N.+"