Seja bem vindo!!

Entre e desfrute...

19.11.11

O que eu penso sobre o já famoso, temido, muito acessado e anônimo Blog do Aquiles

Professor Raimundo Accioly
É consenso que aqui em Tarauacá a política é um dos temas mais debatidos pela população. Uns, mais exaltados, desinformados e maliciosos, outros passando-se por revolucionários e alguns mais contidos. O debate é diário em todos os segmentos e espaços da nossa sociedade.

Apesar de se manter no anonimato, Aquiles escreve exclusivamente sobre a política que movimenta a cidade de Tarauacá e seus personagens. 
Em suas postagens, ele, por conta do anonimato, não exita em publicar as "traquinagens" políticas das pessoas das quais não comunga com suas linhas de pensamento.

Muito culto, bem informado e com um grupo de "parceiros" que expressam comentários que deixam os personagens das postagens tristes incluindo-se aí os seus familiares e, uma grande parte dos que acessam o blog, alegres. 
Alegres, porque Aquiles e seus seguidores dizem aquilo que muita gente gostaria de dizer e não reúne coragem. Evidentemente, que dizer o que eles dizem no blog sem precisar divulgar suas verdadeiras identificações é bem mais cômodo.

Eu, por exemplo, vez por outra sou citado em comentários e não tenho a mínima idéia quem são seus autores. Só sei que são pessoas que não gostam de mim e não concordam com o que eu faço ou com que eu falo, enfim...

Percebo também um certo direcionamento para algumas pessoas  que Aquiles parece não tolerar. Especialmente, os comunistas Moisés e Batista. A atual prefeita Marilete Vitorino também é alvo de muitos comentários fortes.
Não sei se é impressão minha mas acho que Vando Torquato e Luis meleiro devem ser admirados por Aquiles, seja lá qual for a relação que pode existir entre eles. Se é que se conhecem.

Mas como eu ia dizendo, cotidianamente as pessoas me perguntam: "Accioly, quem é mesmo esse Aquiles?" Eu respondo que não tenho a menor idéia.
"Accioly o que que tu acha do blog do Aquiles? " Eu respondo: "uma pena que é anônimo, mas, acho que cumpre um papel e está mostrando algumas   realidades do poder e da vida de muitos homens e mulheres que circulam pelas esferas do poder municipal".

Sei também que já existe uma "penca' de denuncias na justiça e muitas investigações em curso para tentar descobrir a verdadeira identidade do Aquiles. Como eu disse, ele é muito culto e informado e já deve saber disso. 
Deve saber também que quando optou pelo anonimato para escrever o que escreve, poderia sofrer essas consequências. Por mais que suas denuncias  possam ser verdadeiras e levadas ao público, é uma pena que sejam anônimas.

Quero destacar que se Aquiles fosse alguém conhecido e tivesse a coragem de divulgar o conteúdo que ele divulga no seu blog, com certeza já estaria processado e, possivelmente preso, pelos donos do poder. Acho que é por isso que ele se mantêm no anonimato.
Há também muitos políticos oportunistas que se aproveitam e usam as informações do blog do Aquiles para se beneficiarem politicamente.

Uma constatação é que, o blog do Aquiles com seus informantes em todas as esferas do poder, especialmente o poder municipal, mesmo no anonimato, já fiscalizou mais o poder executivo do que os nobres vereadores de Tarauacá. 
Há uma frase de um apresentador de TV que diz: "a gente aumenta, mas, não inventa".

Por fim, já vi muita pessoas 'rasgarem'  elogios, reproduzirem   postagens em que alguém que não gostavam havia "saído no blog do Aquiles", depois fazerem distribuição na cidade em tom de comemoração  e, por ironia do destino, não durou muito tempo alguns desses já estavam  esculhambando o Aquiles por terem se tornado personagens de postagens semelhante. Vi também blogueiros elogiarem Aquiles e em pouco tempo mudarem de opinião.

Já passei por essa experiência aqui em Tarauacá, tanto na Rádio Comunitária quanto no meu blog. Acho que o que falta em muita gente é uma coisa chamada prudência. As pessoas às vezes são muito afoitas. 
Tratado pelos seus seguidores como uma espécie de "zorro da net" Aquiles segue sua saga correndo todos os riscos decorrentes de sua ação e deixando muita gente sem dormir direito.

Aquiles, com suas últimas postagens pode ter criado uma situação política e administrativa complicada para a prefeita Marilete e hoje já se ouve falar em CPI na Câmara Municipal e numa possível queda da Secretária Municipal de Saúde Socorro Goes.
Essa postagem atende uma série de leitores do meu blog, pessoas que convivem comigo ou me abordam por aí, que pediram para eu me manifestar sobre o aquiles.
Perfil do blog: Sou Aquiles, 36 anos, nasci na zona rural de TK, estou sempre buscando notícias sobre minha terra.



7 comentários:

IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA DE TARAUACA disse...

É AQUILES ATÉ O PODEROSAO ACCIOLY,SE AJOELHA AOS SEUS PES E DIZ AMEM PRA VC...SERÁ QUE O AQUILES NAO SERIA O PROPRIO ACCIOLY,TENDO EM VISTA QUE VC AQUILES, NAO DIVULGGOU ALGUMAS FOTOS DO ACCIOLY FAZENDO TRAQUINAGEM... A PEDIDO DO ORLANDO?
A VERDADE É QUE TODOS TEMEM O FAMOSO AQUILES...TEM GENTE SE ESBORRANDO QUANDO CHEGAR A SUA VEZZZ. TEM PESSOAS QUE ESTAO OFERENDO VANTAGENS A ESSE FENOMENO...COMO DINHEIRO..EMPREGO!!!ADVOGADO...REGALIAS ... EM TROCA DE NAO TER SEU NOME DIVULGADO... NA LISTA NEGRA!!!!!!!!!

Adriana disse...

Booooaaa pofessor Accioly, gostei, amei, agora o senhor tem mais meu respeito, pq o senhor ter a coragem de dar seu ponto de vista sobre nosso amigo e colaborador Aquiles e digamos que um ponto de vista respeitador e verdadeiro que o senhor deu!!

Até hoje ficava me perguntando oq vc pensava de Aquiles e hoje na minha forma de ver é o melhor veredito que alguém possa dar ao Blog do Aquiles, pq vc é nosso maior blogueiro, radialista e formador de opinião da nossa querida tk.

Pra mim não vai ser suas fotos com traquinagem que vai MELAR sua vida pública e proficional, quem nunca errou que atire a primeira pedra, assim disse o nosso maior professor, JESUS CRISTO.

Parabéns professor Accioly pela verdade dita!

Não Sou Cofre disse...

Duas verdades e uma mentira (:J:)

1) A nababesca e pomposa Socorro Góes, esteve ontem na rádio do Accioly, para entre outras coisas negar que tenha havido ou exista roubo e falcatruas na SEMSA, aonde ela é a secretária... Tenho trinta e poucos anos e até hoje nunca vi ladrão algum dizer: “sim eu roubei mesmo...” Outra coisa que Góes disse e é verdade: “Eu sou filha de mãe solteira, pobre e trabalhadora...” Isso ninguém em sã consciência terá coragem de negar ou deixar de reconhecer a bravura e peleja diária de dona Arlete, em seu restaurante de excelente e saborosa comida.... Agora, também é verdade que esse fato não outorga direitos à senhora Socorro Góes ficar metendo a mão no dinheiro público e deixando os cidadãos (homens, mulheres, adultos e crianças) sem o devido e merecido atendimento à saúde.



2) Valeu grande LUIZ MELEIRO, vereador do PC do B, por sua atitude na Câmara Municipal e que por iniciativa sua parece que alguma coisa finalmente será feita... Meu desejo é que seja uma CPI e ao final responsabilize a prefeita diante da omissão dela em relação ao assunto... Falar a você também carismático vereador Luiz Meleiro, que nosso carinho e respeito por você não é de hoje... Você já os tem há bastante tempo, não nos ganhou ontem ou agora... Pois não se ganha gente como nós, com on$inhas ou tapinhas nas costas, para depois devolver o carinho com abraços de tamanduá... É a tua luta sincera e incansável que nos fascina, nos conquistou e nos convenceu ao longo da vida que és do BEM E AMIGO DO NOSSO POVO, os mais humildes ou não, certo é que você nunca fugiu da luta que escolheu pra viver, jamais o poder te subiu a cabeça ou te deixou envaidecido, a exemplo de seus camaradas Moisés Diniz e Chagas Batista. Grande Luiz, você é o CARA.



3) A mentira: a prefeita Marilete Sorrisão não vai demitir sua secretária de saúde...Mais parece está se divertindo e achando engraçada essa história de corrupção que cerca a SEMSA... Se ela (Góes) continua no cargo é por que conta com a conivência da prefeita Marilete Sorrisão e do MP, que já deveriam, a exemplo do que fez a Câmara Municipal, terem tomado as devidas e cabíveis providências, diante de tantas evidências... Nada que uma boa investigação não resolvesse com a urgência que o problema requer e a sociedade exige.



Fuii, mais se Deus quiser volto amanhã. A gente não mente... Mentir pra quê Diniz e Balsista?
Abraço verdadeiro e justo guerreiro Aquiles.

zé rocha disse...

é verdade não sou cofre ñ vai c vc que vai derrubar a sec. goes.a mulher e forte e competente. a saude em taraucá não é a melhor do brasil, mais tambem ñ é a pior, VALEU SOCORRO OS SERVIDORES DA SEMSA E A POPULAÇÃO ESTA COM VC,QUEM ESTÃO FALANDO DE DESVIO É OS DESMAMAMADOS DO VT, FOI FOI FIRME E FICOU TRABALHANDO EM PRÓL DA POPULAÇÃO MAIS CARENTE. SOU SOCORRO GOES PARA VEREADORA. SADAÇÕES VAISCAIN AQUILES EM BUSCA DA TRIPICE COROA.

Jean Freire disse...

Há uns dois meses também postei o que penso a respeito do Aquiles no link à seguir. http://jeanfreire.blogspot.com/2011/09/carta-ao-aquiles.html. Como nunca divulguei esse endereço vou fazê-lo aqui.

Domingo, 11 de setembro de 2011

Carta ao Aquiles

Prezado “Aquiles”,
Definitivamente você é uma incógnita, a ponto de sobrar conjecturas em busca de descobrir sua “razão social”, afinal seu “nome fantasia” é conhecido: Aquiles. Até pra quem não participa ativamente ou nada tem a ver com a política tarauacaense acaba sobrando. Há cerca de dois meses Eu estava em casa, meu telefone toca e do outro lado da linha me disseram: - Fala Aquiles. E eu fiquei surpreso, sem entender o que estava acontecendo. Novamente o interlocutor afirmara: - Você é o Aquiles. E mais uma vez continuei sem entender.

Meu amigo começou a me explicar do que e de quem se tratava. Afinal em Tarauacá, o único Aquiles que eu conhecia era o Sr. Aquiles Prado; Aquiles era o homem que estava jogando farinha no ventilador, uma espécie de delator dos bastidores da terra do abacaxi grande. O homem que estava tornando público o que era restrito a meia dúzia de pessoas. Até então desconhecia a existência de seu blog. Como leitor voraz que sou, comecei a acompanhar seu blog.

Comecei enxergar as tintas de alguém antenado à política. E que sabe escrever, usa ideias concatenadas. Dotado de aguçado senso crítico. Não escrevo tão bem e nem escrevo sobre política, e essa política apequenada, mesquinha, é um assunto que me apetece; minha escrita é adstrita à cultura, não escrevo sob o véu do anonimato por não ter nada a esconder. Não tenho os mesmos recursos dialéticos usados por Aquiles pra combater quem quer que seja. Gosto de escrever coisas amenas.

Há poucos dias estive em Tarauacá e algumas pessoas também me perguntaram se eu era Aquiles. Ao ponto de ligarem para minha mãe e perguntarem se o Aquiles já havia ido embora? Recebi uma ligação preocupada dela. Afirmo em público o que disse a ela: não sou o Aquiles.

Não há de ser eu o Aquiles. Vamos lá. Aquiles é fã de carteirinha de Vando Torquato. Confesso que em minha adolescência já o tive como referência. Atualmente não nutro nenhuma simpatia pelo mesmo. Aquiles “detona” com a Professora Marilete. Não tenho nada contra a pessoa dela. Acredito que muito do que falam dela é o prejuízo de terem perdido o osso. Aquiles demonstra conhecer como ninguém os bastidores da política tarauacaense, super informado.

Ao contrário dele, não tenho essa rede de contatos e informações, não disponho do tempo necessário para ficar garimpando “notícias”. Aqui e acolá percebo que a saída de Vando Torquato trouxe algum prejuízo a Aquiles. Maquiavel disse que “os fins justificam os meios”. Nem sempre. Falar o que pensa sob o anonimato ou utilizando pseudônimos não concebo como ético. Os anos de chumbo já passaram, não há mais a necessidade de se expressar de tal forma. A Constituição de 1988 consagrou a liberdade de expressão. Mas condena o anonimato. Afinal no anonimato é possível denunciar quem quer que seja sem o ônus da prova. E como princípio, acredito que só posso falar ou escrever o que tenho capacidade de sustentar.
Ah! Ia esquecendo, pelo menos temos algo em comum, torcemos pelo Vasco da Gama!

Jean Freire.

Victinho disse...

Querido amigo Aquiles,

"Não fosse o seu blog, no Acre só restaria silêncios e manchetes de um mundo que não é o nosso" (Marcos Vinicius Neves se referindo ao não menos valente Altino Machado).

Amigo Aquiles, é com esta belíssima frase de Vinícius que inicio meu comentário a respeito da importância de vida longa e sadia ao popular, valente e destemido blog que você deu vida. Com certeza absoluta, único instrumento verdadeiramente de resistência presente/hoje na sociedade de Tarauacá.

Querido, diante de notícias dando conta que é cada vez mais intensa a procura de sua identidade, fico bastante triste. Menos por não mais terei onde diariamente mostrar à sociedade a face "oculta" dos comunistas, mas fundamentalmente, por ter que vê silenciar milhares de cidadãos tarauacaenses, que têm seu blog como verdadeiro guardião da verdade política (a seco) na terrinha querida.

Um blog que antes de buscar privilégios e poder para seu editor a partir da influência que exerce na cidade de Tarauacá, que não foge da luta, tendo a verdade como princípio, que abomina fofocas, odeia mentiras, que não escreve amenidades tolas e adstritas à cultura, não posso usar outra expressão que não seja: VIVA o grande comandante e genial AQUILES e seu blog.

Quanto a mim, entendo que pior do que perder é fugir da luta e assim, não me permitirei que isso aconteça. O velho Victinho silenciar, seria declarar vitória antecipada dos meus adversários comunistas. O destino colocou-me na vida deles e eles na minha, daí que não tenho direito à fuga ou rendição diante de quem a GANÂNCIA E COBIÇA aprisiona e os tornam reféns e contraditórios.

Que ao contrário de Jean Freire e, apesar da distância não tenho constrangimento nenhum e nem me furtarei de participar ativamente da vida política da cidade que, assim como Dr. Mardilson, é minha também.

Minha fé na capacidade de resistência e luta diário do nosso povo honesto e trabalhador é que me inspira a dizer: Vida longa para AQUILES e seu blog da VERDADE, com o desejo de mais força e coragem até que o sol se ponha e a noite venha, amanhã será outro dia e a luta deve continuar!

Carinhoso abraço Aquiles,

Do: Victinho “C.N.+”

Anônimo disse...

ZÉ ROCHA CALE SUA BOCA PQ VC NAO SABE DE NADA...