Seja bem vindo!!

Entre e desfrute...

15.6.11

Mas afinal o que é improbidade?


"Improbidade é a ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições".

Li e reli a extensa entrevista da promotora Eliane Misae, concedida ao Blog do Accioly e considero esclarecedora e útil à população, no entanto, penso ser importante fazer algumas considerações, principalmente sobre o que a promotora diz ser suas prioridades.

"Elegi como prioridade o combate a improbidade neste município."

Considero nobre tal iniciativa, mas é concernente frisar que a improbidade não existe só na prefeitura de Tarauacá, ela pode apresentar-se nos mais diversas esferas de poder, inclusive no judiciário, não é raro, ouvir falar, ou ler sobre corrupção de juízes, promotores, delegados e policiais e pior ela se apresenta sob as mais variadas facetas, desde o recebimento de propinas, enriquecimento ilícito, até o beneficiamento através de decisões tendenciosas. Quantas vezes, os incumbidos da justiça dão um "jeitinho" para acelerar ou retardar um processo? Quantas vezes alguns processos vão comodamente para o final ou o início da pilha ou são esquecidos trancados nas gavetas, dependendo dos interesses de quem os manuseiam?
O certo nisso tudo é que justo mesmo só JESUS CRISTO, porque mesmo os mais abastados de justiça, muitas vezes se deixam levar por interesses ou ideologias pessoais.

"O Ministério Público é, por excelência, a instituição constitucionalmente incumbida de zelar pela proteção ao patrimônio público... Mais recentemente o enfoque está nas ações para coibir o nepotismo, a acumulação ilegal de cargos e a existência de funcionários fantasma..."

Com base nessas afirmações eu pergunto:
  • Como fica a situação dos vereadores Roberto Freire e Cleudon Rocha, que têm boa parte de seus familiares empregados na prefeitura, para assegurar o apoio a atual prefeita? Isso é ou não nepotismo?
  • Como fica a situação de Marlino Vitorino, que ficou meses ganhando sem trabalhar, além de ser irmão da atual prefeita? Isso é ou não nepotismo, acumulação de cargos, e pior, por um funcionário fantasma? Porque legalmente esse senhor deveria ser obrigado a devolver o dinheiro público, recebido sem ter prestado serviço e isso é comprovado. Nesse caso onde fica o zelo pelo patrimônio público?
  • Como fica o caso do homem bomba, que recebe, comodamente em sua casa um salário mensal, sem trabalhar, por ter prestado "relevantes serviços" à prefeita Marilete Vitorino? Isso é um fato público, porque muitos foram testemunhas do escândalo que ele promoveu em frente à prefeitura, reivindicando seu pagamento pelo trabalho prestado. Nessa situação, o agente público não deveria ser investigado e responsabilizado? Onde fica a moralidade no trato da coisa pública?

"É preciso que cada pessoa cumpra seu papel social, de forma séria, responsável e consciente... E que tragam ao conhecimento das autoridades responsáveis as irregularidades que tiverem notícias."

Pois bem, estou levando ao conhecimento das autoridades alguns exemplos de improbidade administrativa, na verdade estou só relembrando, porque esses desmandos são de conhecimento público e já faz algum tempo, nem por isso vi nenhuma autoridade tomar providências. Nesse sentido, voltamos para o que foi dito no início dessa narrativa, sobre o que é ou não PRIORIDADE e a quem ela está beneficiando. Mas, como O TRABALHO ESTÁ APENAS COMEÇANDO, estou na expectativa que medidas sejam adotadas pelas autoridades competentes, para mostrar que a lei existe e deve ser cumprida indistintamente.

8 comentários:

alissa de cassia disse...

O que foi aquiles?
por que está tão manso assim?
ficou com medo da promotora?
vai critica
esculhamba
chama de analfabeta
quero ver se vc tem coragem.

Adriana disse...

Alissa, se eu tinha alguma duvida que vc é desequilibrada, agora tenho certeza, será que não entendeu a mensagem do aquiles? Ah mas é pedir muito para vc, que nasceu desprovida de neuronios e portanto, não pode raciocinar. Agora só nao dá é pra chamar uma promotara de burra né sua jumenta. ler mais algumas vezes quem sabe vc compreende o que está escrito sua burra.

Judite Machado disse...

Aquiles como diz o sales vc é o cara, admiro tua coragem, só vc mesmo pra escancarar pra todos o que acontece nos bastidores, concordo com vc que tem muita gente fazendo vista grossa para a Dra Marilete, pq será heim?

Flor de Liz disse...

Alissa, você é burrisima. Se o Aquiles tivesse medo dela,não teria escrito um texto merecedor do osca, pois se tivesse osca para brogueiro o Aquiles já tinha quase todas as estatuetas, mas só faltou uma, por esqucer de lembrar um certa pessoa de deixar o VT por ums minutos, investigar as denuncias que ele fez e não esquecer de olhar para outro vereador que trabalha junto com a tia e sua "esposa", creio que também é nepotismo, não acha? Ou nepotismo só existe quando envolve o Vando.

susyaglomom disse...

Puxa vida! que a promotora quer realmente moralizar a política em tk.que tal se ela fosse promovida e começasse a moralizar o ACRE,mas é muito pouco só em tk e para poucas pessoas vcs não acham?tudo isso é só perseguição.Que tal fazer um lembrete! o tal do "homem bomba" e um grupinho formaram uma quadrilha e roubaram uma bilha de documento da prefeitura e saiu como bonzinho. Eu pergunto segundo a lei ele cometeu tbm crime,por que esta solto?roubar documentos é crime ou não? A questão do nepotismo só serviu tbm para algumas pessoas? a prefeitura esta lotada de vitorino e familia de cleudon Rocha.CADÊ A LEI DRª?Porque a mulher do Esperidião Junior tem uma coordenação e não preta serviço em nenhum lugar?A prefeita deu a lista das pessoas que não trabalham para ser divulgada,o que aconteceu? Os mais necessitados perderam o emprego e os ricaços,tem somente o trabalho de ir ao banco tirar o dinheiro.PARABÉNS PROMOTORA a sua lei de moralização só deu asas para os dragões da corrupção voltar a reinar em tk.CLEUDON ROCHA É UM DOS DISCIPULOS.

PÁRIS disse...

É muito simples, Aquiles. Se vc quer que a promotora faça as investigações das irregularidades apontadas, basta passar no ministério público e formalizar a denúncia. Mas como acho que vc deve e muito não faria uma bobagem dessas, KKKKKKKKKKKKKKKK.

aquiles disse...

Flor de Liz, recebi seu comentário, mas vou pestar como matéria que é bem mais visto ok. Grato por suas informações, quanto mais as tenha pode enviar que todos os comentários caem em meu e-mail e me compreenda por não aceitar todos os seus e de outros leitores, porque alguns tem um conteúdo muito ofensívo e este não é meu propósito. Sei que em alguns momentos sentimos vontade de abrir o verbo, mas tudo ao seu tempo...
Abraço.

Flor de Liz disse...

Tudo bem meu Rei,meu Herói, Minha voz! Como materia ainda é melhor.